terça-feira, janeiro 13

os inumeráveis motivos para ler este livro agora devidamente enumerados [e numerados]


o repimboco da série "listas tão úteis quanto lindas".

um. colocar um tema em verbetes ou organizá-lo em um rol de sete, dez ou noventa e nove itens é sempre um risco porque, se por um lado isso diverte-pra-chuchu, por outro, é possível que limite a discussão e te force a criar alguns novos itens.

dois. mas, esse dicionário amoroso da américa latina sobre o qual venho aqui vos falar é do mario vargas llosa e ele faz com o assunto o que quiser. eu também.

três. grandes personagens da nossa macrorregião estão explicados em textos que foram escritos há muitas décadas ou pouco tempo antes da publicação [aqui, em 2006]. não existe um padrão: tem texto que parece um discurso do fidel castro [que, pasme, é um verbete] e outro curtíssimo como um casamento da gretchen [calma, ela não está neste livro, mas fica a dica pra ela ler também].

quatro. pessoas memoráveis como gabriel garcía márquez, chepablo neruda, julio cortázar e pessoas brasileiras [que, segundo o livro e minha professora de geografia, são também latino-americanos] como jorge amado, meu tio rubem fonseca e o cara que escreveu os sertões estão ali. e bem misturados com 'coisas'e lugares' como rio de janeiro, realismo mágicoparis [sim, paris está em um dicionário da américa latina porque é um dicionário amoroso e neste verbete, o vargas llosa explica como paris foi e ainda é a capital literária dos escritores latinos, ele mesmo dá o testemunho com alguns histórias que não conto porque a. não conto spoilers e b. não sou obrigado].

cinco. listas são insuportavelmente deliciosas, vide o buzzfeed, vide o filme dez coisas que odeio em você, vide essa própria lista que vai ter mais um único tópico porque adoro números pares.

seis. eu adoro números pares e recomendo o dicionário amoroso da américa latina que, aliás, ganhei da queridíssima e que-deus-a-tenha jú bonassa.

sete. toda boa lista tem uma faixa bônus e aqui fica uma em formato de pergunta existencial: por que as listas costumam ter sete, dez ou noventa e nove tópicos? isso sem falar da série mil issos que você tem que alguma coisa antes de morrer. enfim, leio todas.

Nenhum comentário: